sábado, 19 de janeiro de 2008

Recupere arquivos apagados


Recuva: Recupere arquivos apagados sem gastar nada!

Introdução: É incrível como cada vez é mais comum ver computadores com capacidades absurdas de espaço. Anos atrás, um HD de 80GB era mais do que o suficiente para a maioria dos usuários, mas hoje em dia HDs de 250 GB já começam a se mostrar insuficientes.

Isto é reflexo da quantidade e tamanho cada vez maiores dos arquivos armazenados pelos usuários. E são justamente os arquivos mais necessários que sofrem quando algo de errado acontece. É nesta hora que os recuperadores de dados entram em ação, mas praticamente todas as opções do mercado são pagas. Neste tutorial você conhecerá em detalhes do Recuva, uma aplicação gratuita que recupera dados. Ela tem uma interface simples, é extremamente eficiente e é de uma empresa confiável, pois ele foi criado pela mesma empresa que desenvolveu o ótimo CCleaner !

01. O Recuva pode ser baixado gratuitamente de seu site oficial (www.recuva.com). O software é compatível com Windows 2000/XP/Vista.

02. Durante a instalação, você poderá adicionar atalhos na Área de Trabalho e no Menu Iniciar (ativando as opções correspondentes) e ativar a busca automática por atualizações. Faça as opções necessárias e clique em Instalar.

03. Ao abrir o Recuva (não importa por onde), você verá esta janela - como você pode perceber, o software apresenta tradução para português brasileiro. Para fazer a busca de rastros de arquivos apagados, basta escolher o drive que será varrido (na foto, a escolha é Disco Local (C:)) e o possível filtro de arquivos, limitando o escopo de busca (basta digitar o filtro desejado em Nome do arquivo ou caminho). Vale destacar que o Recuva não consegue varrer unidades de disco remotas.

04. A lista de rastros de arquivos será exibida, mostrando a condição de recuperação dos dados. Nas guias laterais, você terá acesso a informações extras dos rastros encontrados. Para recuperar um arquivo, basta selecioná-lo e clicar em Recuperar. Por questões de segurança, você precisa salvar os arquivos em outro drive, pois a recuperação dos dados prejudicam os outros rastros. Para entrar nas poucas opções do Recuva, basta clicar em Opções...

05. Além do idioma, você pode alterar a Modo de Exibição dos rastros encontrados na varredura, permitir a recuperação de rastros de arquivos encontrados em diretórios do sistema, mostrar arquivos com possibilidade nula de recuperação (os arquivos com zero bytes) e ativar ou não as atualizações automáticas do Recuva.

Faça o download deste tutorial (PDF)

Faça o download deste tutorial (XPS)

Nenhum comentário: